Com a chegada do tempo quente e a aproximação da época balnear, há preocupações que se acentuam. As atenções voltam-se para aquele aborrecido inchaço abdominal que parece teimar em não desaparecer. Esta é uma situação que preocupa principalmente as mulheres e cujos motivos são de vária ordem. Mas a boa notícia é que, na larga maioria dos casos, este não é um inchaço grave e pode até ser evitado se tomar atenção a alguns fatores de peso e mudar comportamentos. 

A distensão abdominal pode estar relacionada com causas diversas, incluindo a acumulação de gases, a obstipação, o stress e, claro está, uma alimentação incorreta.

Porque é que há alturas em que sente mais inchaço?

Existem diferentes fatores que podem estar na origem da barriga inchada e que, quando bem trabalhados, acabam por permitir uma redução considerável do perímetro abdominal. Entre eles, contam-se:

Obstipação

Também chamada prisão de ventre, esta situação pode estar relacionada com o baixo consumo de fibras, pouca atividade física e fraca ingestão de água. Pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em pessoas sedentárias e em acamados. 

O que pode fazer? Uma ideia a ter em conta pode ser o consumo de alimentos ricos em fibras, pois favorecem a formação do bolo fecal, diminuindo a prisão de ventre e os gases associados. Alguns alimentos eficazes são a aveia, muesli, farelo de trigo, alimentos integrais, fruta e verduras cruas ou cozidas.

Excesso de gases

São uma das causas mais comuns da barriga inchada e na origem podem estar situações como a alimentação rica em gorduras, fritos ou doces. O consumo de alimentos muito condimentados também tende a dilatar a região abdominal inferior.

O que pode fazer? Opte por comer mais devagar, permitindo uma boa mastigação dos alimentos. Ao comer depressa demais, está ainda a engolir demasiado ar que chega aos intestinos, levando-o a sentir-se imediatamente inchado. Podem optar por beber chá de erva-doce

Desequilíbrios emocionais

Sabia que os intestinos contêm qualquer coisa como 100 milhões de neurónios? Não por acaso, a variação dos estados emocionais acaba por ter influência direta na sensação de barriga inchada. O stress, a ansiedade e, em último caso, a depressão implicam uma desregulação que vem provocar distensão abdominal por estarem na origem de alterações no trato intestinal.

O que pode fazer? Tentar relaxar no dia a dia e reduzir os níveis de stress. Se for necessário, procure um hobby que o ajude neste processo.  

Má alimentação

Existem alguns alimentos que provocam inchaço abdominal, pelo que a alimentação deve ser o mais saudável possível. Por exemplo, uma dieta rica em hidratos de carbono refinados e substitutos do açúcar vai provocar alterações da microbiota. De modo a despistar quais os alimentos que podem estar na origem desta condição, deve remover da dieta um destes alimentos de cada vez.

O que pode fazer? Evitar a ingestão de leguminosas em excesso, açúcares adicionados, fibras, sal em excesso, alimentos com gordura ou bebidas com gás, por exemplo. 

Hábitos sedentários

Além da alimentação, existem alguns exercícios que também ajudam a combater o inchaço abdominal. Pode optar entre exercícios de baixa e alta intensidade, mas o ideal é ter acompanhamento especializado para desenvolver um plano de treinos. 

O que pode fazer? Comece por caminhar, acelerando o passo de acordo com a capacidade. A partir daí, escolha o tipo de treinos que mais se adequam à condição física e avance aos poucos. Por exemplo, exercícios físicos de reforço dos músculos abdominais aumentam o fluxo sanguíneo em várias partes do corpo. 

Retenção de líquidos

Os alimentos para combater o inchaço são, especialmente, ricos em água. Este tipo de alimentos ajuda a aumentar a produção de urina e reduzir a retenção hídrica.

O que pode fazer? Comece por ingerir um litro e meio a dois litros de água por dia. A retenção de líquidos pode ainda ser evitada por via da ingestão de chás naturais com efeito diurético ou através do aumento da prática de exercício físico.  

Refeições saudáveis para levar


Deixamos-lhe duas ideias de refeições que pode preparar com alimentos que evitam o inchaço abdominal:

Refeição leve
– Chá
– Um iogurte natural ou com probióticos
– Algumas peças de fruta, como banana, morangos ou kiwi

Refeições principais
– Sopa de beterraba
– Arroz integral com carne branca
– Uma salada de alface e pepino
– Um copo de sumo de laranja
– Melancia ou melão