Maio é o mês em que se celebra o Dia Internacional do Bombeiro (4 de maio), o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio) e o Dia Mundial do Médico de Família (19 de maio). São algumas das profissões que se juntam a outras na área da saúde que, todos os dias, trabalham para prestar os cuidados essenciais, de todas as formas, que necessitamos para nos mantermos saudáveis. É, por isso, que lhes devemos um agradecimento especial, agora mais do que nunca.

Um obrigado a quem aconselha.

Um obrigado a quem apoia.

Um obrigado a quem cuida.

Um obrigado a quem protege.


Guia de apoio para os profissionais de saúde

Em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Ordem dos Psicólogos (OPP) lançou um manual de autocuidado e bem-estar para os profissionais de saúde que enfrentam inúmeros desafios e dificuldades. O objetivo é promover o bem-estar e a saúde psicológica, “tão importante como cuidar da sua saúde física”. Expostos a situações de stresselevado, os profissionais de saúde estão “particularmente vulneráveis a sentimentos de medo e ansiedade e ao burnout”. Por isso, as duas entidades revelam neste guia de autocuidado e bem-estar algumas medidas para que os profissionais cuidem também de si. 

Este guia está disponível entre os vários documentos que têm sido lançados pela DGS para apoiar os portugueses nesta situação.

Alguns conselhos da DGS e da OPP para profissionais de saúde


– Cuidar das necessidades básicas – como descansar, fazer exercício, realizar atividades de lazer, hidratar-se e alimentar-se ou manter o contacto com familiares e amigos;

– Controlar o ritmo de trabalho e reconhecer as dificuldades;

– Contar com o apoio dos colegas e da família;

– Procurar ajuda, sempre que necessário.



Cada um faz a sua parte

A Zentiva não ficou indiferente à situação que se vive mundialmente e tem lançado várias iniciativas de apoio aos profissionais de saúde e à população em geral. Num primeiro momento, e em conjunto com o Grupo Amorim Saúde, a Zentiva doou 10 mil máscaras a bombeiros, forças policiais e hospitais

Foi criado também um plano para ajudar doentes e autoridades de saúde no combate à covid-19, no qual estão medidas como a manutenção do stock para manter a normal distribuição de medicamentos, o aumento da produção de medicação para alívio da dor ou o fornecimento de medicamentos considerados como parte do regime de tratamento para a covid-19.

No Instagram, todas as semanas, há uma Sexta-feira Zen, em que convidados especiais dão sugestões para manter um dia a dia equilibradoWellness, alimentação saudável, ocupação de tempos livres com crianças e exercício físico são os quatro temas que vão agora preencher a agenda das sextas-feiras, sempre às 18h. 

View this post on Instagram

Todas as sextas-feiras às 18h, a Zentiva vai proporcionar-lhe momentos para cuidar de si e ajudar a manter uma vida equilibrada. Contamos consigo? 😊 #sextafeirazen #cadaumfazasuaparte #zentiva #medicamentosgenéricos #dicassaude #ficoemcasa

A post shared by Zentiva Portugal (@zentivaportugal) on


À distância também se ama

Sabia que pode deixar uma mensagem de agradecimento, à distância, aos médicos, auxiliares de saúde, técnicos especializados e outros profissionais de saúde? A U.DREAM criou uma campanha para entrega de mensagens ou desenhos de gratidão, força e esperança que podem ser também entregues a públicos de risco – idosos ou doentes isolados. 

Idealizada e concebida por jovens estudantes e com um projeto educativo ativo no Porto, Braga, Aveiro e Lisboa, a associação convida os portugueses a amar à distância. “O que sabemos é que é certo amar, é certo cuidar, é certo querer ser mais pelo país que somos, pelo país que amamos. E, por isso, porque não amar à distância?”, lê-se na plataforma.

Recarregar baterias

Com o apoio de hotéis e resorts parceiros, a Travelstore criou uma iniciativa para oferecer uma estadia de duas noites como agradecimento nacional a todos os profissionais de saúde que estiveram diretamente envolvidos na luta contra a covid-19 nas unidades hospitalares de combate à pandemia. A iniciativa teve uma primeira resposta muito positiva, tendo esgotado as ofertas disponíveis em poucas horas. O grupo tenta agora recolher mais ofertas de forma a beneficiar mais profissionais.

Banksy ofereceu uma obra de homenagem aos profissionais de saúde. A imagem, intitulada Game Changer, está exposta no Hospital de Southampton, em Inglaterra, e vai ser leiloada no outono para angariar dinheiro de ajuda ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. A preto e branco, a obra retrata uma criança a brincar com um super-herói: uma enfermeira!


View this post on Instagram

. . Game Changer

A post shared by Banksy (@banksy) on