Implementar uma rotina de exercício tem muito que se lhe diga. Inscrever-se num ginásio é a solução mais óbvia. Há máquinas adequadas, há aulas que desafiam a chegar a níveis mais elevados, há um acompanhamento profissional… Mas há também uma mensalidade, horários mais restritos e mais pessoas à volta.
A solução para manter o corpo a mexer pode passar por investir em alguns aparelhos de exercícios, em lojas especializadas. O investimento inicial até pode ser mais elevado que uma mensalidade, mas a médio prazo acaba por ser mais barato.
1. Bicicleta Elíptica
Uma hora neste aparelho pode queimar à volta de 400 calorias e faz com que exercite cerca de 80% dos músculos do corpo. O exercício na elíptica conjuga os movimentos de step, bicicleta, remador e corrida, tudo num único aparelho. Além de ajudar à perda de peso, fortalece os músculos e aumenta a resistência cardiorrespiratória. Para garantir bons resultados, é essencial uma postura correta, sem sobrecarregar os ombros e garantir que os pés estão bem assentes. Para um exercício mais segmentado, as passadeiras ou as bicicletas estáticas também são bons aliados.

2. Pedaleira
É quase como andar de bicicleta, mas no conforto do sofá. A pedaleira é um bom aliado para fortalecer os músculos da parte inferior do corpo, para quem procura exercícios moderados. É fácil de utilizar e de guardar e permite que se possam fazer outras tarefas enquanto cumpre 30 minutos de atividade física diária! Em alternativa, um stepperou um step boardpodem ser também bons companheiros para quem quer combater a inércia sem muito esforço.
3. Set de pesos
São, de forma comum, associados a quem quer ganhar massa muscular, mas há mais benefícios do uso de pesos no exercício físico. Aliviar o stress é um deles, bem como corrigir a postura e aumentar a resistência. Além dos tradicionais pesos individuais, a barra de levantamento pode ser uma vantajosa aquisição – assim, pode ir acrescentando pesos para aumentar progressivamente a dificuldade.

4. Roda abdominal
Parece um aparelho simples de forma e que não acrescenta muito ao exercício, mas a roda abdominal é um desafio mesmo para os praticantes habituais de exercício. A lógica é a de, com a força do corpo, controlar o movimento do rolo. Este exercício deve ser feito de forma progressiva, primeiro com uma parede a servir de travão. Exercita os músculos abdominais, de braços, glúteos e pernas. Para os menos aventureiros, os aparelhos para abdominais também ajudam a fazer este popular exercício com a postura adequada e sem prejudicar o corpo.

5. Plataforma vibratória
Talvez seja este o paraíso dos preguiçosos que querem “exercitar sem se mexer”. As plataformas vibratórias prometem estimular a maioria dos músculos do corpo, tonificando e emagrecendo, sem ter de ser ativo. Claro que, como não há bela sem senão, ao não se estar a exercitar está apenas a perder peso, e não a aumentar a capacidade cardiorrespiratória e a resistência, ou a diminuir o stress e a ansiedade. Mas se o objetivo foremagrecer ou tonificar, cumpre o requisito. Há também electroestimuladores para braços, pernas, glúteos, peito e abdómen, mas mais uma vez… não fazem todo o trabalho sozinhos!