Este site usa cookies para melhorar a experiência. Ao navegar no site está a concordar com o seu uso. Para saber mais, por favor leia os nossos Termos de Utilização.

by  Zentiva
Fungos nas unhas Fungos nas unhas
Cuidar

Fungos nas unhas

Não é considerada uma infeção séria, mas pode ser bastante desagradável e fazer com que a unha fique descolorada, endurecida e deformada. Saiba como prevenir e tratar uma infeção fúngica nas unhas.

As infeções fúngicas nas unhas são bastante comuns e afetam, normalmente, as unhas dos pés – embora também possam aparecer nas unhas das mãos! Isto porque os fungos que causam estas infeções nas unhas crescem e espalham-se em ambientes quentes e húmidos, como piscinas públicas, duches comuns ou ginásios. Apesar de ser praticamente impossível eliminar TODOS os riscos de desenvolver uma infeção fúngica na unha, há cuidados eficazes para diminuir essa probabilidade.


Tem mais probabilidade de desenvolver uma infeção fúngica nas unhas se:


Prevenir fungos nas unhas

Para evitar os fungos nas unhas, deve proteger os pés do contacto direto com o solo, especialmente em piscinas, duches e vestuários. Além disso, tente sempre manter os pés secos, optando por meias que absorvam o suor. Dê preferência aos materiais naturais como o algodão! 

Certifique-se sempre de que seca bem os pés depois do banho, especialmente entre os dedos. Não partilhe toalhas e assegure-se de que estas são lavadas com regularidade. 

Use sapatos confortáveis, que permitem que o pé “respire”, e tenha sempre o cuidado de os manter higienizados. Nunca se esqueça: a higiene do sapato é essencial, tanto para evitar os maus odores como para cuidar do excesso de suor. Uma forma de prevenir os fungos desagradáveis passa por usar um spray desodorizante antibacteriano nos sapatos e palmilhas.

Sintomas comuns de fungos nas unhas


– Unha distorcida que se desprende da “cama”.

– Odor que provém da unha infetada.

– Unha quebradiça ou engrossada.


Como tratar as infeções fúngicas

O tratamento para uma infeção leve das unhas pode ser feito com produtos que criam um ambiente desfavorável para os fungos, que eliminam o problema e previnem a propagação da infeção.

Durante o tratamento, são precisos cuidados redobrados para evitar que se infetem as outras unhas saudáveis, como:

Tratamento eficaz


Aplique o verniz para unhas medicamentoso – Amorolfina Zentiva –, uma vez por semana, para limpar e tratar a unha infetada. O tratamento das infeções das unhas é prolongado, sendo que a duração depende essencialmente da intensidade e da localização da infeção, assim como da capacidade regenerativa das unhas. Na generalidade, o tratamento pode durar até seis meses nas unhas das mãos e doze meses para as unhas dos pés.


Transpiração e mau odor

O suor é perfeitamente natural e até mantém a pele suave e flexível, controlando a temperatura dos pés. No entanto, em excesso, o suor pode ser a origem dos fungos nas unhas. Basta pensar que os maus odores não são, na verdade, causados pelo suor, mas sim pelas bactérias que crescem nos sapatos devido ao calor e à humidade. São essas bactérias que atacam depois as moléculas de suor e se decompõem, o que gera o mau odor.

Ver Fontes (3)

Amorolfina Zentiva 50 mg/ml verniz para as unhas medicamentoso. Composição: 1 ml de Amorolfina Zentiva contém cloridrato de amorolfina correspondente a 50 mg de amorolfina. Lista completa de excipientes, ver secção 6.1 do RCM completo. Forma Farmacêutica: Verniz para as unhas medicamentoso. Solução límpida e transparente. Indicações terapêuticas: Tratamento de onicomicoses, sem envolvimento da matriz das unhas, causadas por dermatófitos, leveduras ou bolores. Posologia: Amorolfina Zentiva deve ser aplicado uma ou duas vezes por semana nas unhas das mãos afetadas, ou uma vez por semana nas unhas dos pés. O tratamento deve ser continuado sem interrupções ate regeneração da unha e cura das áreas afetadas. A duração do tratamento depende essencialmente da intensidade e localização da infecão e da capacidade regenerativa das unhas. Na generalidade traduz-se por seis meses para as unhas das mãos e nove a doze meses para as unhas dos pés. Modo de administração: Antes da primeira aplicação é essencial que as áreas afetadas da unha (especialmente as superfícies da unha) sejam limadas o mais completamente possível utilizando a lima para as unhas fornecida. A superfície da unha deve, em então, ser limpa e desengordurada utilizando uma compressa de limpeza (tal como fornecido). Antes de repetir a aplicação de Amorolfina Zentiva, as unhas afetadas devem ser novamente limadas, consoante necessário, e de seguida limpas com uma compressa de limpeza para eliminar todo o verniz remanescente. Atenção: As limas de unhas utilizadas nas unhas afetadas não devem ser utilizadas em unhas saudáveis. Com um dos aplicadores reutilizáveis fornecidas, aplicar o verniz para as unhas sobre toda a superfície das unhas afetadas, e deixar o verniz para as unhas secar. Após a utilização, limpar o aplicador com a mesma compressa de limpeza utilizada anteriormente para limpar as unhas. Manter o frasco bem fechado. Para cada unha tratada, mergulhar o aplicador para as unhas sem limpar qualquer excesso de verniz no gargalo do frasco. Atenção: Quando forem utilizados solventes orgânicos (diluentes, benzina, etc.), utilizar luvas impermeáveis para proteger a Amorolfina Zentiva que se encontra nas unhas. Idosos: Não existem recomendações posológicas especiais. População Pediátrica: Não existem doses recomendadas específicas para utilização em crianças devido à falta de experiência clínica disponível até à data. Contraindicações: Hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes indicados na secção 6.1. Advertências e precauções especiais: Evitar o contacto do verniz com os olhos, ouvidos e membranas mucosas.
O uso de verniz cosmético ou unhas artificiais deve ser evitado durante o tratamento. Não usar verniz cosmético ou unhas artificiais durante o tratamento com Amorolfina Zentiva verniz para as unhas medicamentoso. A amorolfina não deve ser usada durante a gravidez e/ou amamentação, a menos que seja manifestamente necessário. Efeitos indesejáveis: Estas reações podem também estar ligadas á própria onicomicose. Raro: afeções das unhas, descoloração das unhas, onicoclase, onicorrexe. Muito raro: sensão de queimadura na pele. Desconhecido: Eritema, prurido, dermatite de contacto, urticária, formação de bolhas. Notificação de suspeitas de reações adversas: A notificação de suspeitas de reações adversas após a autorização do medicamento é importante, poderá fazê-lo diretamente ao INFARMED, I.P.: http://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram.
Baseado no RCM de abril 2018. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (dispensa exclusiva em farmácia). Para mais informações deverá contactar o Titular de AIM ou consultar o RCM completo do medicamento.
Vídeo

Inovação e desenvolvimento

São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Z•Life
by Zentiva

© 2019, Zentiva. Todos os direitos reservados.

Versão 1.0-R26 | Última Actualização 29-NOV-2020.

A Z•Life é a revista da Zentiva.
Pretendemos transmitir a visão global da Zentiva e a sua capacidade proporcionar aos portugueses medicamentos mais acessíveis, aumentando o conhecimento e a confiança sobre genéricos eficazes, seguros e de elevada qualidade.

Para mais informações visite Zentiva.pt.

ZENPT.MKT.20.01.5671

Nas Redes Sociais