Há muito por onde escolher, não fosse Portugal um país com 850 quilómetros de areal, de alto a baixo. Não nos podemos ainda esquecer, claro, das ilhas nem das encantadoras praias fluviais com vista para o campo. Aliás, sabia que Portugal é o segundo país do programa Bandeira Azul com mais praias fluviais? Há cada vez mais areais no interior, sendo a região do Centro a que “reina” neste campo, com mais de metade das fluviais do país (27 praias). Em águas doces e calmas ou pelos mares salgados de água cristalina, descubra os melhores locais para estender a toalha neste verão:

NORTE

Praia da Foz do Minho, Caminha

Não podíamos começar esta lista sem recomendar uma passagem prolongada por uma das mais secretas e tranquilas praias do país, muitas vezes reconhecida também como Praia de Caminha ou Praia do Camarido. Rodeada pelo pinhal da Mata Nacional do Camarido, num cenário fantástico, é a praia mais a norte de Portugal e foi eleita pelo The Guardian, no ano passado, como uma das melhores praias da Europa. Praia, mar, montanha… Há de tudo e para todos os gostos!


CENTRO

Praia Fluvial da Loriga, Seia

Foi finalista no concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal e as razões estão à vista. Este é o local perfeito para descansar na montanha mais alta de Portugal, a serra da Estrela, com a água pura e cristalina de uma nascente na serra e rodeada da beleza natural de um ambiente preservado. Aproveite o restante tempo para descobrir as aldeias e o património desta área abrangida pelo Geoparque Mundial da UNESCO. A menção honrosa vai para a Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros, também em Seia, e conhecida como o Souto da Lapa ou Praia da Caniça. 


View this post on Instagram

A post shared by Portugal Gems 💎 (@portugalgems)


TEJO

Praia Fluvial Aldeia do Mato, Abrantes

É mais uma piscina flutuante do que uma praia, mas ainda assim o local perfeito para se divertir à grande. Além dos banhos, esta é uma zona privilegiada para desportos náuticos, com a possibilidade, por exemplo, de alugar caiaques e gaivotas, fazer canoagem, mergulho ou praticar windsurf. A diversão e a aventura podem ainda estender-se fora de água, com os percursos pedestres e de BTT, o tiro com arco, o slide, o rappel, a escalada ou os passeios de moto-quatro. Resumindo, este é o destino perfeito para os aventureiros que não aguentam umas férias de tempos prolongados na toalha. Sugerimos os bungalows para pernoitar, claro.


View this post on Instagram

A post shared by Abrantes (@abrantescidadeflorida)


ALENTEJO

Praia da Figueirinha, Setúbal

Quem lá vai não esquece. Esta é a promessa da mais conhecida praia da serra da Arrábida. O mar calmo e o areal extenso são ultraconvidativos e a escolha perfeita para uma escapadinha com crianças. Entre a serra e o oceano Atlântico, das praias mais soadas às mais selvagens, há muito por descobrir. Aproveite para conhecer a Praia de Galapinhos, sem Bandeira Azul. Esta é uma praia perfeita e praticamente intocada no meio da natureza. Quem já lá foi anseia por voltar. Quem nunca passou por lá vai deliciar-se com a beleza desta praia inserida no Parque Natural da Serra da Arrábida. Não perca também uma passagem pela reconhecida Praia de Galapos, pela idílica Praia dos Coelhos, pela secreta Praia de Alpertuche e pela incrível Praia do Portinho da Arrábida, uma das 7 Maravilhas de Portugal.



ALGARVE

Praia Dona Ana, Lagos

Praia do Camilo entrou para o ranking das 50 melhores praias do mundo. É, de facto, uma das praias mais bonitas de Lagos e está com certeza entre as mais encantadoras do Algarve. Entra nesta lista como menção honrosa, tendo em conta que não é detentora do selo Bandeira Azul. Dê lá um salto, mas sugerimos assentar arraiais na Praia Dona Ana, uma das mais famosas. Com um cenário natural de encantar, dentro das falésias da península de Ponta da Piedade, e com entrada para as águas calmas azul-turquesa, esta praia é ideal para um dia relaxante e para levar no regresso um postal, não fosse esta uma das praias mais pitorescas da região mais a sul.


View this post on Instagram

A post shared by Portugal • Travel • Passion (@portugal_passion)


AÇORES

Praia da Caloura, São Miguel

Situada numa pitoresca vila piscatória em Lagoa, este é o exemplo perfeito para ilustrar as magníficas piscinas naturais típicas das ilhas do arquipélago. Esta praia é isolada, rodeada de vegetação e com pequenas casas brancas a completar “o quadro”. A paisagem é deslumbrante e faz as delícias de quem lá passa para desfrutar da frescura do mar. A água turquesa convida ao snorkeling. Com sorte, avista algumas das espécies mais encantadoras. Quem sabe…


MADEIRA

Praia da Ribeira do Natal, Machico

Na costa leste da ilha da Madeira, esta praia envolvida pela água quente e pela paisagem deslumbrante oferece um ambiente tranquilo e sossegado. É pouco conhecida e perfeita para agradáveis caminhadas à beira-mar no meio do paraíso. A vista mostra um dos melhores cenários paisagísticos da ilha. Não podíamos terminar sem deixar como menções de honra a Praia do Porto do Seixal, uma das mais bonitas da Madeira, e a Praia da Fajã dos Padres, um dos lugares menos conhecidos do território insular.


As idas à praia em segurança continuam a significar mais do que ter cuidado com o mar ou com o sol. Antes de se pôr em viagem, lembre-se de que existem restrições a ter em conta, incluindo a lotação máxima de acesso às praias. Não se esqueça de cumprir as recomendações de combate à covid-19, definidas pelas autoridades de saúde responsáveis!


O que é o programa Bandeira Azul?


Trata-se de um programa de educação para o desenvolvimento sustentável a nível europeu. O selo da Bandeira Azul representa um símbolo de qualidade. Este galardão reconhece o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que cumprem um conjunto de critérios relacionados com a informação e educação ambiental, qualidade de água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário. Da lista com Bandeira Azul em Portugal fazem parte 372 praias em todo o país, juntamente com 16 marinas e 11 embarcações de ecoturismo.