Reaproveitar, evitar o desperdício, diminuir o impacto no meio ambiente, são princípios que ganham cada vez mais força. O Natal, época predileta do consumismo, não deve ser exceção! Prepare o grande dia e leve boas energias para a mesa, com uma decoração sustentável e mais amiga do ambiente.
Marcadores de papel
Esta é uma atividade rápida que pode fazer com as crianças no próprio dia ou no dia anterior. Junte pedaços de cartão (dos rolos de papel higiénico, de cozinha ou das muitas caixas que recebemos com encomendas nas últimas semanas…) e prepare-se para a diversão. Com tesoura, recorte no cartão algumas formas natalícias. Árvores, estrelas, bonecos de neve. Depois é só pintar (com tinta ou lápis de cor) e escrever o nome dos convidados. Sucesso garantido!
Para servir
Pratos, talheres e copos reutilizáveis são a regra máxima do serviço de mesa nas festividades. Nada descartável, para evitar lixo desnecessário. Também os guardanapos devem ser reutilizáveis. Para os tornar num elemento decorativo à mesa, pode pôr alecrim e um pau de canela em cima do guardanapo. Junte ainda um cartão com uma mensagem personalizada ou deixe o convite para cada um escrever um desejo de Natal. Os convidados vão adorar!
Ao centro
Porque não um arranjo natural? Se tem azevinho, pinheiro, eucalipto em casa ou por perto, só precisa de juntar alguns galhos secos e voilà! Tem a decoração perfeita para o centro da mesa. Natural e simples. Se recebeu algum ramo, reaproveite-o também.
Decoração aromatizada
Está a pensar em servir sumo natural de laranja ao jantar? Aproveite as cascas para “distribuir” pela mesa. Mas antes, leve ao forno num tabuleiro para desidratar. Vá por nós: o aroma vai ser incrível! Pode também aproveitar a dica para criar uma sobremesa doce: basta cortar as cascas em fatias finas, pôr sobre papel vegetal no tabuleiro de forno e polvilhar com açúcar em pó. Esta fruta desidratada pode ser reduzida a pó e utilizada para polvilhar em sobremesas ou até em pratos de peixe e carne.