Este site usa cookies para melhorar a experiência. Ao navegar no site está a concordar com o seu uso. Saiba mais sobre os Termos de Utilização.

by  Zentiva
Do laboratório até casa… Do laboratório até casa…
Planeta Z

Do laboratório até casa…

… e de volta à farmácia. Sabia que os medicamentos por usar ou depois de usados devem ser depositados em contentores específicos?

1. Investigação e desenvolvimento

Um novo medicamento demora cerca de 12 anos até chegar às farmácias. É um processo complexo, que começa com a investigação para encontrar um medicamento seguro e eficaz para determinada doença.

2. Ensaios clínicos

Depois de encontrada a substância ou a combinação de substâncias para prevenir, impedir ou interromper o curso da doença, são feitos testes clínicos que comprovam a tolerância, a segurança e a eficácia desejadas no organismo humano.

3. Entrada no mercado

Se estas condições forem cumpridas, o medicamento recebe autorização para ser vendido nas farmácias. Em Portugal, cabe ao Infarmed avaliar e autorizar os novos medicamentos. A segurança continua a ser analisada, com registo das reações adversas detetadas em utilização de períodos mais longos.

4. Dispensa e utilização

Se forem sujeitos a receita médica, os medicamentos são vendidos apenas em farmácias. Quando não há esta exigência, estão disponíveis também em locais autorizados. Antes de qualquer toma, deve ter sempre em atenção o folheto informativo e as indicações dos profissionais de saúde.

5. De volta à farmácia

Sabe o que fazer aos medicamentos fora de uso? Seja porque já passaram de prazo, porque já não são usados ou porque já só sobra a embalagem, deve entregar todos estes elementos de novo nas farmácias comunitárias, que têm contentores específicos para esta recolha. Pode depositar nos contentores as embalagens vazias ou com restos – folhetos, blisters, ampolas, bisnagas, frascos… Estes elementos são depois reciclados ou tratados de forma segura, num processo controlado pela ValorMed. Mesmo os medicamentos para animais comprados em farmácias devem ser depositados nestes contentores. Desta forma, está a evitar a contaminação dos solos e das águas, que é o que acontece quando os medicamentos são depositados no lixo doméstico ou despejados nos esgotos.


Fontes: Infarmed, em podeconfiar.infarmed.pt; VALORMED, no site valormed.pt.

Vídeo

Inovação e desenvolvimento

São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.