3. Superfícies para lavar com regularidade
Limpe todas as superfícies de contacto frequentemente. Já falámos de puxadores e interruptores da luz. Mesas, maçanetas, torneiras, chuveiros, sanitas, são outros exemplos de superfícies que devem ser limpas com produtos e desinfetantes adequados. Siga as instruções dos produtos de limpeza. Use luvas quando necessário e garanta uma boa ventilação.
Segundo a DECO, “o coronavírus é um dos tipos de vírus mais fáceis de matar com o produto certo. Tem uma capa à volta que se funde com outras células, infetando-as. Assim que quebramos esta capa, o vírus deixa de fazer o seu trabalho”.
Para a DGS, há cinco regras a cumprir:
– Regras de etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o antebraço);
– Evitar tocar na cara com as mãos;
– Lavar as mãos frequentemente;
– Evitar o contacto próximo (manter uma distância mínima de, pelo menos, um metro);
– Não partilhar objetos pessoais ou comida.
Como limpar corretamente
Detergente e água servem para fazer a limpeza antes de desinfetar. Esfregue bem, nunca esquecendo cantos e ranhuras. Dê preferência a detergentes com desinfetante na composição. Para desinfetar, use produtos próprios e siga sempre as instruções do fabricante.
Casa de banho
Tenha especial atenção às torneiras, lavatórios, ralos, assim como banheira ou duche, bidé e sanita. O chão não deve ser esquecido.
Cozinha
Recomenda-se lavar e desinfetar as portas dos armários, puxadores, bancadas, porta e puxadores do frigorífico e da máquina de lavar, fogão e todos os comandos, assim como os do micro-ondas e do forno, por exemplo. Use água quente e detergente para lavar a loiça à mão. Em alternativa, se tiver máquina de lavar a loiça, use-a.
Mobiliário e equipamentos
Limpe todas as superfícies com um detergente adequado a cada tipo de material. Para os equipamentos pessoais como teclados, comandos, auscultadores, telefones e telemóveis, use toalhetes desinfetantes ou toalhetes humedecidos em álcool a 70°. Evite a partilha de equipamentos!