Este site usa cookies para melhorar a experiência. Ao navegar no site está a concordar com o seu uso. Saiba mais sobre os Termos de Utilização.

by  Zentiva
<em>On and off</em>: como equilibrar o uso da Internet <em>On and off</em>: como equilibrar o uso da Internet
Proteger

On and off: como equilibrar o uso da Internet

Com as férias e todas as condicionantes do novo normal, há mais tempo livre passado entre portas. O recurso ao online parece ser a solução mais fácil para passar o tempo. Mas será a melhor?

O tão falado “novo normal” – que durante semanas a fio desejámos que chegasse – escolheu o começo do verão e do tempo quente para se instalar. Aos ajustes habituais das férias juntaram-se novas adaptações deste período excecional que se vive em Portugal e no mundo. Com as praias condicionadas, as viagens adiadas e os encontros com os mais próximos reduzidos, sobra agora mais tempo para viagens virtuais e para navegar pelas redes sociais

Esta é uma tendência comprovada pelos mais recentes dados revelados pela ANACOM, que demonstram um aumento de 41,3% no acesso à Internet em banda larga móvel nos três primeiros meses do ano, em comparação com período homólogo.

O estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2019, da Marktest, revelou que 95% dos portugueses acedem, pelo menos uma vez por dia, a uma das muitas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter... Mais recentemente, esta lista inclui também o TikTok, a rede social que ganhou meio milhão de seguidores em apenas dois meses, só em Portugal! Segundo a responsável pela publicidade no TikTok em Portugal, da empresa Azerion, foi a rede social que mais cresceu durante a pandemia.


Equilíbrio da vida online e offline

Com dados tão expressivos, é inevitável questionar o papel das redes sociais e em que medida estas afetam a vida pessoal. Num verão atípico, pede-se para readaptar as rotinas de contacto mas é importante também permitir a desconexão.

O acesso fácil e rápido a todas as atividades que envolvem a Internet leva a que facilmente se passe horas de conexão numa rede que é virtual. No entanto, é importante não esquecer que estar online significa que pode correr o risco de estar off do mundo real.

O foco deve estar também no tipo de informação partilhada. Muitas vezes cria-se a falsa sensação de comunidade e são partilhadas informações privadas, que depois podem ser acedidas por terceiros. A frase é mítica: once on the Internet, always on the Internet.


Perigo das fake news

O uso da Internet abre ainda palco a que as chamadas fake news se espalhem de forma rápida e, muitas vezes, perigosa. Mas nem tudo são más notícias: Portugal é um dos países mais preocupados com a propagação de fake news, segundo o Digital News Report Portugal (DNR PT 2020).

Há estratégias para se tornar menos permeável às fake news:

Sempre que encontrar fake news, denuncie. Isto permite minimizar a divulgação das mesmas. Fale também abertamente sobre estas situações com as crianças, os jovens ou os idosos. Um alerta preventivo nunca é demais!


Cinco atividades para fazer offline 

Neste verão, o objetivo é ficar mais tempo off! É difícil imaginar um mundo sem acesso à Internet, mas não se esqueça do quão saudável é desligar-se com frequência do mundo virtual e ficar online mais vezes no mundo real! Estas são algumas das atividades que pode fazer sozinho ou acompanhado para um dia divertido sem redes:

1. Álbum à antiga

Crie um desafio em que, todos os dias, fotografa sob uma determinada temática. Convide os amigos e a família a participar. Os temas podem ser tão banais quanto: cinzento, luz ou animais. Pode optar por usar uma máquina fotográfica – digital ou analógica – ou simplesmente a câmara de telemóvel. No final, imprima as fotografias, utilize-as para decorar a casa ou junte num álbum organizando por dias, com direito a um comentário diário. Esta é uma forma de recordar posteriormente este verão diferente!

2. Distanciamento em grupo

Num jardim público, combine um dia de atividades com um pequeno grupo de amigos, obedecendo, claro, aos cuidados de segurança, como o distanciamento físico! Um piquenique ou uma aula de grupo de ioga são opções agradáveis para aproveitar o calor do verão.

3. Novas formas de exercício

Em família, o exercício físico deve ser moderado, mas não precisa de ser monótono! Passeios pelas redondezas, dance parties ou até mesmo um dia de jogos tradicionais são atividades que vão pôr o corpo de todos a mexer! 

4. Em casa: jogos em família

Nunca falham. Jogos de cartas, jogos de tabuleiro ou puzzles são atividades que estimulam, simultaneamente, a mente e a capacidade emocional, incitando à união de grupo. 

5. The day off

Defina um dia – 24 horas! – sem acesso à Internet. Faça o exercício de perceber os aspetos mais essenciais que ficam esquecidos na correria do dia a dia. Escreva num papel o nome das pessoas que lhe fizeram realmente falta e o que tem para lhes dizer. No fim, é tempo de uma introspetiva: será que ficar offline o fez, afinal, sentir-se mais conectado com quem realmente importa?

Ver Fontes (1)
Vídeo

Inovação e desenvolvimento

São palavras com muito significado para quem trabalha na Zentiva.

É nos laboratórios dos Medicamentos Genéricos que se desenvolvem novos produtos e onde os obstáculos se tornam em oportunidades. Criar um medicamento genérico é muito mais do que fazer uma cópia de um medicamento que já existe. Equipas multidisciplinares e de todos os cantos do mundo trabalham em conjunto para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.